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Dicas Técnicas

1) Fluidos de Freio:

DOT 3, 4 e 5.1 - O que são e quais as diferencas entre eles  - A diferenca é que quanto maior o numero no nome, maior é o ponto de ebulição do fluído. Não há problema algum em misturar os fluídos, já que todos ele são sintéticos, mas se voce colocar um DOT 3 em um DOT 4 o ponto de ebulicao vai ficar mais baixo.

O DOT 5  (nao o 5.1 o 5 mesmo) é outra coisa completamente diferente e não deve ser misturado com os DOT 3, 4 ou 5.1

2) Correias de Transmissao:

Ao instalar uma correia de transmissão traseira, o alinhamento e a tensão são muito críticos, o instalador deve ter a certeza de que a roda traseira esta precisamente centrada de forma que a correia fique encaixada adequadamente na polia maior e na menor (pinhao) da transmissão.

Ao instalar a nova correia em polias antigas ou novas, especialmente em motos mais antigas ou modificadas com os amortecedores rebaixados, deve –se ter cuidados extras no ajuste da tensão da correia (folga). Pode ser uma boa idéia pedir ao piloto que se sente na moto enquanto o mecanico ajusta a tensao correta.

Se as polias estiverem muito desgastadas, elas tambem devem ser substituidas. Se o ajuste estiver errado, com folga, a correia pode pular um dente , fazendo com que ela parta ou que remova os dentes da correia.

Após a instalação inicial da correia, é muito importante que a tensao seja verificada novamente nos proximos 100, 200 e 400 kms, pois durante esse periodo a correia vai se assentar com as polias e pode sair do ajuste adequado.

A falha da correia é atribuida principalmente ao alinhamento incorreto e a tensao de ajuste errada.

NÃO HÁ GARANTIA NAS CORREIAS.

 

 

WARNING!:

When installing a rear drive belt, alignment and proper tension is very critical, the installer must be sure that the rear wheel is accurately centered so that the belt will track properly on both the rear pulley and transmission pulley.

When installing a new belt on old or new pulleys, especially on an aftermarket motorcycle with a lowering kit or lowered shocks, extra care must be taken on setting the free play (tension) of the belt. It may be a good idea to have someone sitting on the bike while free play (tension) is being adjusted.

We recommend that extremely worn pulleys are replaced when installing a new belt. If the free play is too loose the belt may have a tendency to jump a tooth on the pulley which may cause the belt to break and/or strip teeth off of the belt.

After the initial installation of the belt, it is very important that the free play (tension) be checked at the 50 mile, 100 mile, and 200 mile point as the belt and pulleys seat themselves together and cause the belt to go out of proper adjustment.

Belt failure is mostly attributed to improper alignment, improper tension and failure to monitor the tension of the belt.

THERE IS NO WARRANTY ON BELTS.

 

3) Motores da Harley (Simplificado):

Atmospheric V-Twin (1909)
O primeiro motor de dois cilindros da Harley surgiu em 1909, o Atmospheric V-Twin, que recebeu o nome devido à atuação das válvulas pelo vácuo criado durante o curso de admissão do pistão. Ganhou lugar especial na história da HD por ser o elemento mais distintivo do design da moto da marca: o V-Twin refrigerado a ar de 45 graus.

F-Head (1911 – 1929)
Em 1911, o cofundador e engenheiro-chefe Bill Harley tinha resolvido os problemas de seu design V-Twin com a criação do F-Head, com válvulas operadas mecanicamente. Foi o principal motor da companhia até a introdução do V-Twin Flathead, em 1930. Gerações de motociclistas gostaram da simplicidade e da confiabilidade desse modelo, que permaneceu em linha de produção até o início dos anos 1970 em servicars de três rodas.

Flathead (1929 – 1973)
A grande depressão foi um golpe na indústria de motos. Na tentativa de atender à demanda, Bill Harley testou várias opções até chegar ao Flathead, incluindo os de quatro cilindros em linha e o “boxer”, de estilos opostos.

Knucklehead (1936 – 1947)
Foi o primeiro motor da Harley a ter componentes e superfícies deliberadamente estilizadas que, mais tarde, se tornaram um marco. Recebeu o nome devido às tampas do cabeçote de alumínio polido brilhante, com dois grandes parafusos dos balancins em cada cilindro. Com o mesmo ângulo de cilindro de 45 graus que os antecessores, proporcionou mais potência, parcialmente devido às válvulas no cabeçote. Com ele, foi lançado o primeiro sistema de óleo recirculante de circuito fechado HD. Logo, todos os motores da companhia teriam o novo sistema de cárter de óleo seco e o emblemático tanque em forma de ferradura em torno da bateria.

Panhead (1948 – 1965)
Em 1948, mudanças importantes foram feitas para a criação de um novo motor com deslocamento semelhante ao do Knucklehead, logo lançado como Panhead. Com cabeçotes de alumínio e tuchos de válvula hidráulicos, era mais silenciosos e precisava de menos manutenção.

Shovelhead (1966 – 1984)
Apresentou melhoria na potência. As duas décadas seguintes viram uma proliferação de novos modelos que passaram a ser equipados com motores Big Twin, que antes equipavam apenas motos.

Touring.Evolution (1984 – 1999)
Com 80 polegadas cúbicas, foi o maior salto no formato dos Big Twin. Tinha design sem vazamento de óleo, com ruído reduzido e uma vida útil muito mais longa, entre outros avanços.

Twin Cam (1999 – até hoje)
O novo motor oferecia comandos de válvulas impulsionados por corrente e aumento de deslocamento. Foi aumentado em 2007 para se tornar o Twin Cam 96. Mudanças significativas vieram com os modelos 103 e 110, ambos disponíveis com ou sem refrigeração Twin-Cooled no modelo ano 2014.

Milwaukee-eight (2016)
O nono motor da história da companhia marcou outro importante salto em termos de design de motores. Com oito válvulas e cabeçotes refrigerados a água ou a óleo, oferece o mais alto nível de desempenho da fábrica. O nome homenageia a cidade americana de Milwaukee, em Wisconsin, berço da Harley, e o fato de ter oito válvulas (quatro por cilindro).

4) Pneus e Rodas de Cada Harley a partir dos anos 2000: (Ver Imagem JPG)

Harley Davidson Model Year
Front WheelRear Wheel
Rim SizeTireRim SizeTire
Touring 
Road King, Electra Glide, Road GlideFLH, FLT2000-200316x3130/90-1616x3130/90-16
Road King, Electra Glide, Road GlideFLH, FLT2004-200816x3130/90-1616x3140/85-16
Road King ClassicFLHRC2009-201316x3130/90-1616x5180/65-16
 Road King (Except Classic), Electra, Street, Road GlideFLH, FLT200917x3130/80-1716x5180/65-16
 Road King (Except Classic), Electra GlideFLHR, FLHT2010-201317x3130/80-1716x5180/65-16
Road Glide UltraFLTRU2011-201317x3130/80-1716x5180/65-16
Street Glide, Road Glide CustomFLHX, FLTRX2010-201318x3130/70-1816x5180/65-16
Road King, Electra Glide, Ultra Electra/Road Glide (2),(3)FLHR, FLHT, FLTRU2014-201917x3130/80-1716x5180/65-16
Street Glide (2),(3)FLHX2014-201919x3130/60-1916x5180/65-16
Road Glide (2),(3)FLTRX2015-201919x3130/60-1916x5180/65-16
Road King SpecialFLHRX2017-201919x3130/60-1918x5.5180/55-18
Street Glide SpecialFLHRX2018-201919x3130/60-1918x5.5180/55-18
Road Glide SpecialFLTRXS201919x3130/60-1918x5.5180/55-18
Ultra Limeted, Ultra Limeted LowFLHTK201917x3130/80-1718x5.5180/55-18
Sportster®
SportsterXL2000-200319x2.5100/90-1916x3130/90-16
Sportster CustomXL 883C/1200C2000-200321x2.1580/90-2116x3130/90-16
SportsterXL2004-201019x2.5100/90-1916x3150/80-16
Sportster CustomXL 883C/1200C2004-201021x2.1580/90-2116x3150/80-16
Sportster 72XL 1200V2013-201621x2.1580/90-2116x3.0150/80-16
Sportster SuperLowXL 883L2011-201918x3.0120/70-1817x4.5150/60-17
Sportster SuperLow 1200TXL 1200T2014-201718x3.0120/70-1817x4.5150/70-17
Sportster 1200 CustomXL 1200C2011-201916x3.0130/90-1616x3.0150/80-16
Sportster Iron, NightsterXL883N/1200N2011-201919x2.5100/90-1916x3150/80-16
Sportster 48XL1200X2010-211916x3130/90-1616x3150/80-16
Sportster RoadsterXL1200CX2016-201919x3.0120/70-1918x4.25150/70-18
Sportster XR1200XR12002009-201118x3.0120/70-1817x5.5180/55-17
Dyna™
Dyna Super Glide, Low RiderFXD2000-200119x2.5100/90-1916x3130/90-16
Dyna Super Glide, Low RiderFXD2002-200519x2.5100/90-1916x3150/80-16
Super Glide (2), Low Rider (4), Street Bob, Super Glide CustomFXD2006-201719x2.5100/90-1917x4.5160/70-17
Dyna Fat BobFXDF2008-201716x3130/90-1616x5.0180/70-16
Dyna Switchback (2)FLD2012-201618x3.0130/70-1817x4.5160/70-17
Dyna Wide GlideFXDWG2000-200121x2.1580/90-2116x3130/90-16
Dyna Wide GlideFXDWG2002-200521x2.1580/90-2116x3150/80-16
Dyna Wide GlideFXDWG2006-200821x2.1580/90-2117x4.5160/70-17
Dyna Wide GlideFXDWG2010-201721x2.1580/90-2117x4.5180/60-17
Softail®
Softail Standard, Custom, Night Train, SpringerFXST2000-200521x2.1580/90-2116x3130/90-16
Softail Standard, Custom, Night Train, SpringerFXST2004-200521x2.1580/90-2116x3150/80-16
Softail Standard, Custom, Night Train, SpringerFXST2006-201021x2.1580/90-2117x6200/55-17
BlacklineFXS2011-201321x2.1580/90-2116x3140/85-16
Rocker, Rocker C (1)FXCW2008-201119x2.590/90-1918x8.0240/40-18
Cross BonesFLSTSB2008-201116x3130/90-1617x6200/55-17
Fat Boy FLSTF2000-200316x3130/90-1616x3130/90-16
Fat Boy FLSTF2004-200616x3130/90-1616x3150/80-16
Fat Boy FLSTF2007-201717x3.5140/75-1717x6200/55-17
Fat Boy FLSTF2018-201918x4.25160/60-1818x8.0240/40-18
Heritage Softail, Deluxe, Springer ClassicFLST2000-200316x3130/90-1616x3130/90-16
Heritage Softail, Springer ClassicFLST2004-200616x3130/90-1616x3150/80-16
Heritage SoftailFLSTC2007-201916x3130/90-1616x3150/80-16
Softail DeluxeFLSTN2004-201916x3130/90-1616x3140/85-16
SlimFLS2012-201916x3130/90-1616x3140/85-16
BreakoutFXSB2013-201921x3130/60-2118x8.0240/40-18
DeuceFXSTD2000-200821x2.1580/90-2117x4.5160/70-17
Fat BobFXFB2018-201916x3.5150/80-1616x5.0180/70-16
Low RiderFXLR2018-201919x2.5110/90-1916x5.0180/70-16
Street BobFXBB2018-201919x2.5100/90-1916x3.0150/80-16
Sport GlideFLSB2018-201918x3.0130/70-1816x5.0180/70-16
FXDR 114FXDR201919x3.0120/70-1918x8.0240/40-18
VRSC™
V-Rod, Street Rod, Night Rod (2)VRSC2002-200619x3120/70-1918x5.5180/55-18
V-Rod, Night Rod Special, V-Rod Muscle,VRSC-AW/DX/X-2007-201719x3120/70-1918x8.0240/40-18
Screamin Eagle (2)VRSCF
Screamin Eagle V-Rod (2)VRSCSE200619x3120/70-1918x8.0240/40-18
Night Rod, Street Rod (2)VRSC-D/R2007-200819x3120/70-1918x5180/55-18