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Dicas Técnicas

1) Fluidos de Freio:

DOT 3, 4 e 5.1 - O que são e quais as diferencas entre eles  - A diferenca é que quanto maior o numero no nome, maior é o ponto de ebulição do fluído. Não há problema algum em misturar os fluídos, já que todos ele são sintéticos, mas se voce colocar um DOT 3 em um DOT 4 o ponto de ebulicao vai ficar mais baixo.

O DOT 5  (nao o 5.1 o 5 mesmo) é outra coisa completamente diferente e não deve ser misturado com os DOT 3, 4 ou 5.1

2) Correias de Transmissao:

Ao instalar uma correia de transmissão traseira, o alinhamento e a tensão são muito críticos, o instalador deve ter a certeza de que a roda traseira esta precisamente centrada de forma que a correia fique encaixada adequadamente na polia maior e na menor (pinhao) da transmissão.

Ao instalar a nova correia em polias antigas ou novas, especialmente em motos mais antigas ou modificadas com os amortecedores rebaixados, deve –se ter cuidados extras no ajuste da tensão da correia (folga). Pode ser uma boa idéia pedir ao piloto que se sente na moto enquanto o mecanico ajusta a tensao correta.

Se as polias estiverem muito desgastadas, elas tambem devem ser substituidas. Se o ajuste estiver errado, com folga, a correia pode pular um dente , fazendo com que ela parta ou que remova os dentes da correia.

Após a instalação inicial da correia, é muito importante que a tensao seja verificada novamente nos proximos 100, 200 e 400 kms, pois durante esse periodo a correia vai se assentar com as polias e pode sair do ajuste adequado.

A falha da correia é atribuida principalmente ao alinhamento incorreto e a tensao de ajuste errada.

NÃO HÁ GARANTIA NAS CORREIAS.

 

 

WARNING!:

When installing a rear drive belt, alignment and proper tension is very critical, the installer must be sure that the rear wheel is accurately centered so that the belt will track properly on both the rear pulley and transmission pulley.

When installing a new belt on old or new pulleys, especially on an aftermarket motorcycle with a lowering kit or lowered shocks, extra care must be taken on setting the free play (tension) of the belt. It may be a good idea to have someone sitting on the bike while free play (tension) is being adjusted.

We recommend that extremely worn pulleys are replaced when installing a new belt. If the free play is too loose the belt may have a tendency to jump a tooth on the pulley which may cause the belt to break and/or strip teeth off of the belt.

After the initial installation of the belt, it is very important that the free play (tension) be checked at the 50 mile, 100 mile, and 200 mile point as the belt and pulleys seat themselves together and cause the belt to go out of proper adjustment.

Belt failure is mostly attributed to improper alignment, improper tension and failure to monitor the tension of the belt.

THERE IS NO WARRANTY ON BELTS.

 

3) Motores da Harley (Simplificado):

Atmospheric V-Twin (1909)
O primeiro motor de dois cilindros da Harley surgiu em 1909, o Atmospheric V-Twin, que recebeu o nome devido à atuação das válvulas pelo vácuo criado durante o curso de admissão do pistão. Ganhou lugar especial na história da HD por ser o elemento mais distintivo do design da moto da marca: o V-Twin refrigerado a ar de 45 graus.

F-Head (1911 – 1929)
Em 1911, o cofundador e engenheiro-chefe Bill Harley tinha resolvido os problemas de seu design V-Twin com a criação do F-Head, com válvulas operadas mecanicamente. Foi o principal motor da companhia até a introdução do V-Twin Flathead, em 1930. Gerações de motociclistas gostaram da simplicidade e da confiabilidade desse modelo, que permaneceu em linha de produção até o início dos anos 1970 em servicars de três rodas.

Flathead (1929 – 1973)
A grande depressão foi um golpe na indústria de motos. Na tentativa de atender à demanda, Bill Harley testou várias opções até chegar ao Flathead, incluindo os de quatro cilindros em linha e o “boxer”, de estilos opostos.

Knucklehead (1936 – 1947)
Foi o primeiro motor da Harley a ter componentes e superfícies deliberadamente estilizadas que, mais tarde, se tornaram um marco. Recebeu o nome devido às tampas do cabeçote de alumínio polido brilhante, com dois grandes parafusos dos balancins em cada cilindro. Com o mesmo ângulo de cilindro de 45 graus que os antecessores, proporcionou mais potência, parcialmente devido às válvulas no cabeçote. Com ele, foi lançado o primeiro sistema de óleo recirculante de circuito fechado HD. Logo, todos os motores da companhia teriam o novo sistema de cárter de óleo seco e o emblemático tanque em forma de ferradura em torno da bateria.

Panhead (1948 – 1965)
Em 1948, mudanças importantes foram feitas para a criação de um novo motor com deslocamento semelhante ao do Knucklehead, logo lançado como Panhead. Com cabeçotes de alumínio e tuchos de válvula hidráulicos, era mais silenciosos e precisava de menos manutenção.

Shovelhead (1966 – 1984)
Apresentou melhoria na potência. As duas décadas seguintes viram uma proliferação de novos modelos que passaram a ser equipados com motores Big Twin, que antes equipavam apenas motos.

Touring.Evolution (1984 – 1999)
Com 80 polegadas cúbicas, foi o maior salto no formato dos Big Twin. Tinha design sem vazamento de óleo, com ruído reduzido e uma vida útil muito mais longa, entre outros avanços.

Twin Cam (1999 – até hoje)
O novo motor oferecia comandos de válvulas impulsionados por corrente e aumento de deslocamento. Foi aumentado em 2007 para se tornar o Twin Cam 96. Mudanças significativas vieram com os modelos 103 e 110, ambos disponíveis com ou sem refrigeração Twin-Cooled no modelo ano 2014.

Milwaukee-eight (2016)
O nono motor da história da companhia marcou outro importante salto em termos de design de motores. Com oito válvulas e cabeçotes refrigerados a água ou a óleo, oferece o mais alto nível de desempenho da fábrica. O nome homenageia a cidade americana de Milwaukee, em Wisconsin, berço da Harley, e o fato de ter oito válvulas (quatro por cilindro).

4) Pneus e Rodas de Cada Harley a partir dos anos 2000: (Ver Imagem JPG)

Harley Davidson Model  Year
Front Wheel Rear Wheel
Rim Size Tire Rim Size Tire
Touring 
Road King, Electra Glide, Road Glide FLH, FLT 2000-2003 16x3 130/90-16 16x3 130/90-16
Road King, Electra Glide, Road Glide FLH, FLT 2004-2008 16x3 130/90-16 16x3 140/85-16
Road King Classic FLHRC 2009-2013 16x3 130/90-16 16x5 180/65-16
 Road King (Except Classic), Electra, Street, Road Glide FLH, FLT 2009 17x3 130/80-17 16x5 180/65-16
 Road King (Except Classic), Electra Glide FLHR, FLHT 2010-2013 17x3 130/80-17 16x5 180/65-16
Road Glide Ultra FLTRU 2011-2013 17x3 130/80-17 16x5 180/65-16
Street Glide, Road Glide Custom FLHX, FLTRX 2010-2013 18x3 130/70-18 16x5 180/65-16
Road King, Electra Glide, Ultra Electra/Road Glide (2),(3) FLHR, FLHT, FLTRU 2014-2019 17x3 130/80-17 16x5 180/65-16
Street Glide (2),(3) FLHX 2014-2019 19x3 130/60-19 16x5 180/65-16
Road Glide (2),(3) FLTRX 2015-2019 19x3 130/60-19 16x5 180/65-16
Road King Special FLHRX 2017-2019 19x3 130/60-19 18x5.5 180/55-18
Street Glide Special FLHRX 2018-2019 19x3 130/60-19 18x5.5 180/55-18
Road Glide Special FLTRXS 2019 19x3 130/60-19 18x5.5 180/55-18
Ultra Limeted, Ultra Limeted Low FLHTK 2019 17x3 130/80-17 18x5.5 180/55-18
Sportster®
Sportster XL 2000-2003 19x2.5 100/90-19 16x3 130/90-16
Sportster Custom XL 883C/1200C 2000-2003 21x2.15 80/90-21 16x3 130/90-16
Sportster XL 2004-2010 19x2.5 100/90-19 16x3 150/80-16
Sportster Custom XL 883C/1200C 2004-2010 21x2.15 80/90-21 16x3 150/80-16
Sportster 72 XL 1200V 2013-2016 21x2.15 80/90-21 16x3.0 150/80-16
Sportster SuperLow XL 883L 2011-2019 18x3.0 120/70-18 17x4.5 150/60-17
Sportster SuperLow 1200T XL 1200T 2014-2017 18x3.0 120/70-18 17x4.5 150/70-17
Sportster 1200 Custom XL 1200C 2011-2019 16x3.0 130/90-16 16x3.0 150/80-16
Sportster Iron, Nightster XL883N/1200N 2011-2019 19x2.5 100/90-19 16x3 150/80-16
Sportster 48 XL1200X 2010-2119 16x3 130/90-16 16x3 150/80-16
Sportster Roadster XL1200CX 2016-2019 19x3.0 120/70-19 18x4.25 150/70-18
Sportster XR1200 XR1200 2009-2011 18x3.0 120/70-18 17x5.5 180/55-17
Dyna™
Dyna Super Glide, Low Rider FXD 2000-2001 19x2.5 100/90-19 16x3 130/90-16
Dyna Super Glide, Low Rider FXD 2002-2005 19x2.5 100/90-19 16x3 150/80-16
Super Glide (2), Low Rider (4), Street Bob, Super Glide Custom FXD 2006-2017 19x2.5 100/90-19 17x4.5 160/70-17
Dyna Fat Bob FXDF 2008-2017 16x3 130/90-16 16x5.0 180/70-16
Dyna Switchback (2) FLD 2012-2016 18x3.0 130/70-18 17x4.5 160/70-17
Dyna Wide Glide FXDWG 2000-2001 21x2.15 80/90-21 16x3 130/90-16
Dyna Wide Glide FXDWG 2002-2005 21x2.15 80/90-21 16x3 150/80-16
Dyna Wide Glide FXDWG 2006-2008 21x2.15 80/90-21 17x4.5 160/70-17
Dyna Wide Glide FXDWG 2010-2017 21x2.15 80/90-21 17x4.5 180/60-17
Softail®
Softail Standard, Custom, Night Train, Springer FXST 2000-2005 21x2.15 80/90-21 16x3 130/90-16
Softail Standard, Custom, Night Train, Springer FXST 2004-2005 21x2.15 80/90-21 16x3 150/80-16
Softail Standard, Custom, Night Train, Springer FXST 2006-2010 21x2.15 80/90-21 17x6 200/55-17
Blackline FXS 2011-2013 21x2.15 80/90-21 16x3 140/85-16
Rocker, Rocker C (1) FXCW 2008-2011 19x2.5 90/90-19 18x8.0 240/40-18
Cross Bones FLSTSB 2008-2011 16x3 130/90-16 17x6 200/55-17
Fat Boy  FLSTF 2000-2003 16x3 130/90-16 16x3 130/90-16
Fat Boy  FLSTF 2004-2006 16x3 130/90-16 16x3 150/80-16
Fat Boy  FLSTF 2007-2017 17x3.5 140/75-17 17x6 200/55-17
Fat Boy  FLSTF 2018-2019 18x4.25 160/60-18 18x8.0 240/40-18
Heritage Softail, Deluxe, Springer Classic FLST 2000-2003 16x3 130/90-16 16x3 130/90-16
Heritage Softail, Springer Classic FLST 2004-2006 16x3 130/90-16 16x3 150/80-16
Heritage Softail FLSTC 2007-2019 16x3 130/90-16 16x3 150/80-16
Softail Deluxe FLSTN 2004-2019 16x3 130/90-16 16x3 140/85-16
Slim FLS 2012-2019 16x3 130/90-16 16x3 140/85-16
Breakout FXSB 2013-2019 21x3 130/60-21 18x8.0 240/40-18
Deuce FXSTD 2000-2008 21x2.15 80/90-21 17x4.5 160/70-17
Fat Bob FXFB 2018-2019 16x3.5 150/80-16 16x5.0 180/70-16
Low Rider FXLR 2018-2019 19x2.5 110/90-19 16x5.0 180/70-16
Street Bob FXBB 2018-2019 19x2.5 100/90-19 16x3.0 150/80-16
Sport Glide FLSB 2018-2019 18x3.0 130/70-18 16x5.0 180/70-16
FXDR 114 FXDR 2019 19x3.0 120/70-19 18x8.0 240/40-18
VRSC™
V-Rod, Street Rod, Night Rod (2) VRSC 2002-2006 19x3 120/70-19 18x5.5 180/55-18
V-Rod, Night Rod Special, V-Rod Muscle, VRSC-AW/DX/X- 2007-2017 19x3 120/70-19 18x8.0 240/40-18
Screamin Eagle (2) VRSCF
Screamin Eagle V-Rod (2) VRSCSE 2006 19x3 120/70-19 18x8.0 240/40-18
Night Rod, Street Rod (2) VRSC-D/R 2007-2008 19x3 120/70-19 18x5 180/55-18